Seja bem-vindo a
Arcadia
Um Role-Playing Game PBF (Play-by-Forum) de fantasia medieval baseado em Dungeons and Dragons, Tormenta RPG e praticamente todo tipo de série, filme e jogo sobre o assunto (que nós assistimos, hehe)

4. Perícias

Ir para baixo

4. Perícias Empty 4. Perícias

Mensagem por Admin Qui Abr 02, 2020 9:24 pm


Perícias

4. Perícias Weaponsmith_04

As perícias de um personagem representam uma imensa variedade de habilidades. Conforme avança de nível, ele se torna mais capacitado na utilização de algumas das suas perícias.

Adquirindo Perícias

Cada classe possui em sua descrição uma lista de "Perícias de Classe" um valor em "Pontos de Perícia". Para selecionar suas perícias iniciais, o jogador vai multiplicar os "Pontos de Perícia" de sua classe por 4. Esse novo valor são suas "Graduações", que definem o quão treinado o personagem é naquela perícia em si. O jogador então distribui suas Graduações entre as suas Perícias de Classe.
O jogador também pode distribuir suas Graduações para perícias que não estão em suas Perícias de Classe, porém, cada ponto de perícia distribuído para elas vale como 1/2 Graduação.

Limitação: o valor máximo de Graduações que uma Perícia pode ter é o nível do personagem + 3.

Exemplo: Ramon é um Ladrão nível 1. As Perícias da Classe de Ladrão são "Acrobacia (Des), Atletismo (For), Atuações (Car), Cavalgar (Des), Conhecimento (Int), Diplomacia (Car), Enganação (Car), Furtividade (Des), Iniciativa (Des), Intimidar (Car), Percepção (Sab), Falsificação (Int) e Ofício (Int)".
Os Pontos de Perícia do Ladrão são 6, que multiplicado por 4 dá um total de 24 Graduações para que Ramon possa distribuir entre as perícias listadas acima.
Dessa forma, Ramon decide se graduar em Acrobacia (+4), Atletismo (+4), Enganação (+2), Furtividade (+4) e Iniciativa (+4). Observe que o valor máximo que ele pode colocar em suas perícias é 4, visto seu nível (1) + 3 = 4.
Mas Ramon também quer se graduar em Sobrevivência, Perícia que não é de sua classe. Para isso, ele gasta suas 6 Graduações restantes para convertê-las em 3 Graduações em Sobrevivência.

O personagem pode aumentar suas Graduações nas Perícias ao longo de sua vida. Há três formas de melhorá-las:
- Treino: é um tipo de Role-play descrito aqui.
- Subir de nível: a cada quatro níveis (ou seja, nos níveis 4, 8, 12, 16 e 20), o personagem recebe seu modificador de Inteligência x 2 para distribuir em Graduações.
- Eventos: com o desenrolar do fórum, eventos da trama principal podem dar Graduações como recompensa aos participantes.

Teste de Perícias

As Perícias servem para que os personagens tenham múltiplas funções e consigam lidar com diferentes situações. Durante suas aventuras, diversos obstáculos surgem perante os personagens e muitos deles requerem testes, como escalar uma encosta íngreme (Acrobacia), convencer aquele Duque a assinar um tratado de paz com o Rei (Diplomacia), ou até mesmo passar despercebido pelos guardas (Furtividade).
Para isso, o jogador deve lançar o dado de 20 lados, somar com modificador do atributo base da Perícia, o modificador racial (se houver), suas Graduações naquela Perícia e o modificador de Armadura (se houver). Se o resultado for igual ou maior a Classe de Dificuldade (CD) imposta pelo Narrador.

Teste de Perícia = 1d20 + Mod. Atri. + Mod. Racial + Grad. + Mod. Armaduras

Exemplo: Ramon, Ladrão e Halfling de nível 1, com 15 pontos em Destreza e 4 Graduações em Furtividade, tentará passar despercebido por dois guardas. O Narrador impôs que a dificuldade para isso é 15, visto que os guardas acabaram de trocar de turno e estão bem atentos.
Ramon joga o dado de 20 lados e consegue o resultado 10. Ele soma seu modificador de Destreza (+2), seu Modificador Racial (Halflings têm +2 em testes de Furtividade), suas Graduações em Furtividade (+4) e o Modificador de sua Armadura (+0) para obter o total de 18. Seu teste foi bem-sucedido e ele ultrapassa os guardas sem ser notado.

Perícia contra Perícia

Às vezes um NPC ou até mesmo outro personagem pode desafiar ou ir diretamente contra o seu personagem. Nesses casos, deve-se fazer um teste de Perícia contra Perícia, onde não há Classe de Dificuldade e sim quem obter o maior valor, vence.
Ramon e Jack decidem apostar uma corrida de cavalos. Ambos possuem a mesma graduação em Cavalgar, o mesmo valor em Destreza, etc. Eles lançam os dados de 20 lados, fazem suas somas e quem tirar o maior valor vence. A "vitória", no caso, pode ser interpretada da seguinte forma: ambos cavalgam, mas se Ramon sair com o maior valor, ele consegue percorrer uma distância maior do que Jack.

Lista de Perícias

∎ Acrobacia (Des; penalidade por armadura)
∎ Adestrar Animais (Car)
∎ Atletismo (For; penalidade por armadura)
∎ Cavalgar (Des)
∎ Concentração (Sab)
∎ Cura (Sab)
∎ Decifrar Escrita (Int)
∎ Diplomacia (Car)
∎ Enganação (Car)
∎ Furtividade (Des; penalidade por armadura)
∎ Iniciativa (Des)
∎ Intimidar (Car)
∎ Percepção (Sab)
∎ Sabotagem (Int)
∎ Sobrevivência (Sab)
∎ Usar Instrumento Mágico (Car)
∎ Vigor (Con)
∎ Atuações (Car):

  • Canto
  • Comédia
  • Dança
  • Instrumentos de corda
  • Instrumentos de percussão
  • Instrumentos de sopro
  • Instrumentos de teclado
  • Oratória
  • Teatro

∎ Conhecimento (Int):

  • Arcano
  • Masmorras
  • Natureza
  • Religião
  • Social
  • Os Planos

∎ Falsificação (Int)
∎ Ofícios (Int)

  • Alquimia
  • Armaduras
  • Armas
  • Itens Comuns
  • Mecanismos


Admin
Admin

Mensagens : 58
Data de inscrição : 25/03/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos